Como atrair clientes para seu negócio físico ou online

Atrair clientes é peça fundamental para conquista de consumidores e vendas em potencial. A quantidade de clientes interessados e atraídos por alguma marca ou produto é diretamente proporcional ao número de vendas finalizadas.

Mas a pergunta que não quer calar é: como atrair clientes? De que forma atrair o cliente com mais assertividade?

Existem muitas maneiras, entretanto, uma delas trata-se do Marketing digital.

Elencaremos aqui algumas formas e estratégias que podem levar seu negócio ao sucesso.

Atrair clientes através do Marketing digital de atração ou Inboud Marketing

Martha Gabriel, uma das pensadoras digitais e palestrante mais influentes do Brasil já dizia que a melhor forma de atrair clientes é ser encontrado por eles.

Pegando o que tem por detrás dessa frase de Martha Gabriel podemos inferir que para que os clientes sejam atraídos a uma marca é preciso fazer algum tipo de marketing digital.

Com o advento da Internet cada vez mais rápido e dinâmico, o marketing digital vem como uma mão na luva para o processo de atração.

Para que um cliente interessado em uma marca possa realmente levar a sério um produto ou serviço, precisa saber que as necessidades dele serão revistas e satisfatórias, e para isso, conhecer o público-alvo é fundamental.

Marketing de comunicação

Os canais de comunicação são ferramentas essenciais para que o público possa compreender a mensagem que é passada para ele, e, neste caso, contar com a exposição de um conteúdo relevante é fundamental.

Forma de atrair clientes usando o blog corporativo

Quando se fala em blog, se pensa logo em postagens, informações e muito conteúdo, tudo isso inserido em uma página seguindo uma “linha do tempo”, cujo assunto varia conforme o tema que o blog vai trabalhar.

Ele possui uma interatividade que promove a comunicação com seus visitantes por meio de comentários. Sendo assim, a importância deste mecanismo é enorme, uma vez que o empreendedor pode medir pelo tipo de comentário se as avaliações feitas pelos leitores são satisfatórias para a empresa e para eles, alterando ou realçando aquilo que está sendo feito.

Forma de atrair clientes utilizando as mídias sociais

Várias mídias podem ser usadas para uma melhor comunicação entre público-alvo e empresa.

Para isso se atente às características das várias plataformas existentes no mundo virtual para se adequar a elas conforme o seu propósito.

A melhor forma de rendimento desta comunicação é conhecer o perfil do seu público-alvo, agregando valor, o que se chama de análise de persona.

Atraindo clientes com otimização do site – SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para sites são estratégias do marketing digital cujo objetivo é ranquear o seu site para que ele conste nas primeiras sugestões dadas pelos maiores buscadores de pesquisas mundiais, a exemplo do Bing e do Google.

Forma de atrair clientes utilizando material de graça

Conteúdo de qualidade é muito importante para atrair um público interessado, interativo e seguro das informações veiculadas para eles.

Um material de qualidade e gratuito, que tenha um conteúdo relevante, pode ser um ótimo artifício para gerar visitantes assíduos e potenciais consumidores.

Use e-books, palestras rápidas feitas online (webinars), guias práticos, infográficos para exposição de dados, vídeos explicativos e afins.

Atraindo clientes utilizando o e-mail marketing

Portando o e-mail dos usuários, a comunicação é disparada por esse recurso. Você pode programar a frequência na qual esta comunicação acontecerá, mantendo o público-alvo alerta em sua marca e produtos.

Atraindo clientes com análises métricas

Para mensurar seus resultados, uma ótima opção de marketing digital é o Google Analytics, que monitora e analisa sites, traçando um perfil dos usuários, bem como dados em tempo real dos concorrentes, quantidade de usuários que passaram por ali, relatórios, quais os horários mais acessados, cliques, planilha de solicitações de compras e vendas em geral.

E aí gostou das dicas? Esperamos que sim. Boa leitura e até breve!