Como criar um blog usando WordPress

Gosto de dizer que criar um blog é como estruturar um projeto de design de interiores, precisa ser clean, aconchegante e moderno, sendo em questão de design ou tecnologia.

Afinal para um bom projeto precisamos utilizar as melhores ferramentas, criar um blog é um passo muito importante, hoje o crescimento de conteúdo digital é absurdamente grande, e sim você pode lucrar com isso, você tem a possibilidade de criar cursos, infoprodutos e até mesmo serviços.

Como todo projeto de design de interiores precisamos de ferramentas, no nosso caso vamos usar algumas muito importantes:

  • Hospedagem de Blog (Calma temos uma solução especial para você);
  • Domínio (pode ser de qualquer extensão: .com, .com.br, .net e etc…);
  • Plataforma WordPress (Existem diversas plataformas, mas essa é a preferida de todas);
  • Tema (A parte mais importante);
  • Plugins essenciais;
  • Conteúdo de qualidade.

Hospedagem para blog, não precisa ser um investimento caro

Criamos um plano especial para você, você vai pagar apenas R$ 4,90 por mês para hospedar seu Blog na plataforma WordPress, onde você vai contar com uma estrutura de qualidade, isso mesmo, muito barato né?

No pacote está incluso as seguintes configurações:

  • 2 GB de espaço
  • 2 Contas de e-mail
  • Transferência de 100GB
  • 2 Sub domínios
  • Suporte a protocolo IMAP
  • 2 Bancos de dados
  • Servidor muilt PHP
  • Softaculous

Antes de continuar este artigo, gostaria de avisar sobre a hospedagem de site “gratuita”, já ouviu falar sobre quando a esmola é demais o cego desconfia?

O WordPress precisa de recursos de qualidade para manter sua velocidade e desempenho sempre altos, então ter uma hospedagem de qualidade é sempre bom, por conta disso temos um custo para disponibilizar o serviço, chegamos o mais barato possível para oferecer um serviço de qualidade, agora vamos continuar o artigo de como criar um blog.

Caso você já tenha um domínio preencha os campos a baixo:

[formulario_dominio]

Domínio, tudo começa com um nome

Escolhe um nome é uma tarefa que precisa ser muito bem pensada, particularmente não gosto de nomes longos, quando mais curto mais fácil do seu leitor acessar e lembrar, então capriche na escolha do nome, opte por usar seu nome e sobrenome ou até mesmo iniciais.

Registrando um domínio

Como criar um blog em WordPress

O WordPress é o CMS mais utilizado nos dias de hoje, por contar com um painel bem intuitivo, de fácil navegação e com diversas possibilidade que você pode instalar por meio de um plugin, o site Built With fez uma pesquisa que diz que 49,6% dos sites e blogs são construídos com WordPress. Entre os 100mil sites mais acessados da internet, este número cresce para 51,2%.

WordPress

Com a hospedagem especial para WordPress, você já terá a instalação automática da plataforma economizando tempo e dores de cabeça, basta acessar com seu login e senha preenchidos na hora de contratar a hospedagem WordPress utilizando o seguinte link:

www.seudominio.com.br/wp-admin

Após isso você terá acesso total ao painel administrativo, onde você pode personalizar seu blog.

O WordPress não é uma ferramenta complicada, você não terá dificuldades para gerenciar seu blog, todas as funções são claras e comentadas, a baixo você verá algumas configurações que utilizo como padrão na hora de criar um blog.

Vá em Configurações > Geral na sessão Endereço do WordPress (URL) e Endereço do site (URL) utilizo o www exemplo:

Configurações Gerais

Para melhorar a qualidade dos links vá em Configurações > Links permanentes e deixa da seguinte forma:

Links Permanentes

Quanto mais curto o link melhor para o posicionamento no Google.

Não dá para criar um blog sem um tema, certo?

Temas para WordPress

Vá em Aparência > Temas lá você vai encontrar a opção com um sinal de mais Adicionar novo tema, você terá uma lista generosa de temas que pode escolher gratuitamente, lembrando que alguns terão limitações que apenas quem compra a versão Premium tem acesso, vou deixar uma lista de sites onde você pode adquirir temas mais avançados e sem limitações.

O grande diferencial do WordPress é a não dependência de programadores ou designs para criar seu blog, você consegue ter total autonomia para personalizar, apenas dando alguns cliques, o nível de conhecimento para trabalhar com o WordPress é básico você não terá problemas.

Ter um blog de fácil navegação é influência de um bom design, que seja limpo, intuitivo e que contenha informações claras, faça o possível para seu internauta ter a melhor navegação de sua vida, assim você fidelizara e com certeza ele ira voltar para adquirir novos conhecimentos em seu blog.

CUIDADO com anúncios excessivos, isso pode trazer uma má experiência de navegação e perder um visitante!

Como criar um blog com plugins essências para SEO

A Otimização de Sites é cada vez mais constante no mercado, e isso não é uma tarefa muito simples, precisamos de alguns plugins que vão tornar seu site mais rápido e otimizar seu conteúdo, para ter melhor posicionamento no Google.

Plugins para otimização de sites:

Yoast SEO

Melhora o SEO de seu WordPress: Escreva um melhor conteúdo e tenha um site WordPress completamente otimizado usando o plugin Yoast SEO.

CW Image Optimizer

Otimize suas imagens para ter melhor desempenho no carregamento do seu site: Este plugin faz uma análise em todas as imagens e faz uma redução de tamanho para tornarlas mais leves, assim deixando seu site mais rápido.

Google XML Sitemaps

Gere seu sitemap sem erros e com qualidade para melhor indexação: Cria uma lista com todas as páginas, posts e fotos do seu site para enviar para os índices de busca do Google, para gerar maior tráfego em seu site.

SEO Friendly Images

O SEO Friendly Images adiciona automaticamente atributos alt e title a todas as suas imagens, melhorando o tráfego dos motores de busca.

Redirection

Gerencia todos os links quebrados do seu blog, dando a opção de você redirecionar este links para melhorar o SEO do seu blog.

WP Fastest Cache

Sistema de cache e CDN: Este plugin é o mais importante para melhorar a velocidade do seu blog, ele cria uma versão cache de seu site, utilizando apenas dados HTML, assim tornando as solicitações de cada acesso no servidor mais leves.

Como criar um blog com conteúdo de qualidade

Conteúdo é Rei
No mundo digital conteúdo é rei, e criar um blog com conteúdo de qualidade e rico em informações é o melhor caminho para ter sucesso, a geração de conteúdo virou uma forma de Marketing Digital e divulgação de produtos.

Se você domina um produto ou até mesmo um assunto e gostaria de compartilhar as informações você está no caminho certo, quando mais conhecimento você disponibilizar em seu blog mais pessoas vão te procurar, assim gerando mais trafego e melhorando o seu posicionamento no Google.

Você não precisa gerar conteúdos todos os dias de forma constante, o que você realmente precisa e focar em qualidade e conhecimento, elabore guias, artigos da atualidade e notícias úteis, lembre-se CONTEÚDO É REI!

Existem diversas ferramentas para descobrir os assuntos mais procurados no Google, utilizamos as seguintes ferramentas:

Conclusão de como criar um blog

Criar um blog ou site de sucesso não é muito difícil, com este artigo você pode começar um blog de sucesso, espero ter ajudado com essas informações, compartilhar conhecimento é a forma de garantir o sucesso!

Caso tenha dúvidas ficarei muito feliz em responder os comentários.