Geração de leads usando Facebook, sua empresa mais visível

O Lead Ads tem se apresentando como uma ferramenta muito interessante para geração de Lead, em especial para o topo de funil.

Mas o que são Leads? Leads são pessoas que demonstraram interesse em algum produto ou serviço, mas ainda não efetivaram nenhum tipo de decisão de compra, logo podem vir a fechar uma venda ou não.

Esta estratégia age capturando os clientes que estão na situação que transita entre interesse e possibilidades.

Normalmente, essa confirmação de interesse se dá quando o cliente preenche algum dado ou cadastro, citando por exemplo, algum formulário para receber atualizações sobre certa marca de perfume que será lançada. Entenderemos melhor neste artigo o que é Leads Ads.

Lead Ads

O Lead Ads é uma função integrada ao Facebook Ads para que os leads sejam originados com uma mídia paga, na qual o usuário da rede social pode ser convertido em consumidor por meio dos anúncios divulgados.

No método tradicional funciona da seguinte forma: cria-se o anúncio, o visitante clica no banner do anúncio e é levado para uma outra página externa ao Facebook, a Landing Page.

Neste momento o usuário deve preencher um cadastro contendo algumas informações para trocar por algum tipo de produto.

Já na Lead Ads, o usuário também clica no anúncio, entretanto, o formulário já está devidamente preenchido, com as informações públicas puxadas do próprio Facebook sem necessidade de uma página externa, convertendo em poucos cliques.

Vantagens do Lead Ads

  • Números exatos nos relatórios do Facebook:o número do Resultados será exatamente a quantidade dos Leads que estão no banco de dados do Facebook.
  • Melhor usabilidade do cliente:com o Lead Ads você permite a conversão dos potenciais clientes de uma forma mais otimizada, com menos cliques necessários e campos previamente preenchidos.
  • Campos personalizados:assim como nas Landing Pages, você pode colocar campos personalizados que vão além do nome e email.
  • Integrações com outros softwares:através das APIs do Facebook é possível criar integrações com o RD Station, por exemplo.

 

Desvantagens

  • Campos personalizados limitados: apesar dos campos personalizados serem uma vantagem, por outro lado o limite é uma desvantagem.
  • Limitação no design do anúncio: a opção Cartão de contexto, uma janela opcional anterior à do formulário possui pouca flexibilidade de design e composição visual.
  • Edição de formulários salvos: uma das grandes reclamações de quem cria Lead Ads é a impossibilidade de editar o formulário depois de salvo, só podendo duplicar e editar a duplicata.

Criar campanha com o Lead Ads

Para criar uma campanha com Lead Ads, você precisará antes de mais nada ter uma página de política de privacidade de acordo com os termos do Facebook para deixá-lo disponível no anúncio.

Crie a campanha na opção + Criar campanhas no canto superior esquerdo no Power Editor. Dê um nome à sua campanha e selecione o objetivo Geração de cadastros.

Crie normalmente o conjunto de anúncio. Com o objetivo de Geração de cadastros, você tem as seguintes opções: Leads e Clique no link.

Opte por otimização dos leads

Par criar o formulário vá em criação do anúncio no item Formulário de cadastro. Se já tiver um cadastro, usa-se. Caso não tenha, cria-se um. Para criar um novo clique em Criar novo formulário de cadastro.

Dê um título ao seu formulário e escolha Português como idioma.

Nas opções avançadas marque a opção Editar IDs de campo para fazer um pareamento de campos em uma eventual integração com o RD Station ou com algum CRM.

Ao clicar em Avançar você terá a opção de criar um Cartão de contexto. Esse cartão serve para informar ao usuário mais detalhes sobre o produto ou serviço oferecido.

Para exportar informações

Para você exportar as informações dos Leads coletados em uma campanha, você pode:

  • Pelo próprio Power Editor vá no nível do anúncio e na coluna Desempenho > Resultados, clique em Leads (Formulário).

Aparecerá uma janela conforme a figura abaixo onde você poderá selecionar a janela de tempo para a exportação.

  • Se preferir tente Gerenciador de Negócios > Página (pela qual o anúncio foi publicado) > Ferramentas de publicação (parte superior).

Agora basta procurar o formulário que você gostaria de exportar, clicar em Download, selecionar o período de análise e baixar o arquivo.

Já sabia sobre o assunto. Conte aqui. Boa leitura e até a próxima!